• Home

  • Programação

  • Palestrantes

  • Mini-Cursos

  • Carta de Fortaleza

  • Anais

  • Busca

  • Mais

    © 2015 Instituto de Arquitetos do Brasil.

    Patrocínio
    • Facebook - White Circle
    • Instagram - White Circle
    • YouTube - White Circle
    • Twitter - White Circle
    Realização
    Organização
    caixa
    caixa
    ceara
    ceara
    pmf
    pmf
    Show More
    cau-br
    cau-br
    fna
    fna
    asbea
    asbea
    fenea
    fenea
    abap
    abap
    cialp
    cialp
    fppa
    fppa
    sierra-moveis
    sierra-moveis
    Show More
    Premium
    Apoio Institucional
    Diamante
    Ouro
    bnb
    bnb
    sinduscon
    sinduscon
    sebrae
    sebrae
    Show More
    opovo
    opovo
    Show More
    Apoio:
    funsau
    funsau
    Show More

    JEFFERSON DANTAS NAVOLAR (PR)

    ​

    PALESTRA GRUPO TEMÁTICO - Ética, formação e responsabilidade social

    23/04/2014

    Jeferson Dantas Navolar é graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1983). Fez pós-graduação em nível de especialização na área de conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos (CECRE) na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (1984). Fez mestrado em preservação do patrimônio histórico em Curitiba (2004-2006), trabalho que resultou na publicação de livro “A Arquitetura Resultante da Preservação do Patrimônio Edificado em Curitiba”. Foi membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios ICOMOS/UNESCO (1988), presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-PR) (2008 – 2011) membro do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC (2010 – 2011) e do Conselho Consultivo do IPHAN/MINC (2010 – 2012). Desde dezembro de 2011 é presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.

    ...”Arquitetura, é construção e arte. Arte não tem livro de regulamento que ensine, nasce dentro de cada um e desenvolve-se como conjunto de experiências....

    O valor artístico é um valor perene, enorme, inestimável. É o valor sem preço, sem desgaste, pelo contrário, aumenta com os anos à proporção que os homens se educam para conhecê-lo. O valor artístico subsiste até nas ruínas. Os anos correm e desgastam o material enquanto valorizam o espiritual... “ (João Batista Vilanova Artigas. São Paulo, julho de 1945).

    ​

    O processo de construção da participação social na definição das políticas públicas, ao meu ver, teve seu ponto mais elevado durante o governo Lula com a realização das Conferências Nacionais. A da Cultura foi a última e já se realizaram três Conferências.

    Aparentemente, os avanços sociais não foram acompanhados por proporcional infraestrutura governamental. Os 2 primeiros anos do governo Dilma, são definidos por muitos como de “arrumação” da casa. No Ministério da Cultura não foi diferente. Na prática o Setorial da Arquitetura conquistou a representação no Conselho Nacional e Políticas Culturais (CNPC) e esta apto a apresentar projetos e receber apoio financeiro para tal.

    Aqui no Paraná, a proposição da criação de um Setorial exclusivo para a Arquitetura já foi aprovado tanto pelo Estado quanto pela Prefeitura de Curitiba.

    Esta deve ser a primeira iniciativa: refletir a Portaria do MINC nas demais instâncias administrativas de governo!